Aulas presenciais - 18 de maio

altPassados pouco mais de dois meses, o agrupamento de escolas do Concelho de Caminha retomara as atividades presenciais no proximo dia 18 de maio, segunda-feira. Palavrinha

Esta retoma não é contudo um regresso à normalidade das aulas presenciais nas escolas do agrupamento.
Assim, a 18 de maio, tornar-se-á efetiva a retoma de aulas presenciais a disciplinas terminais para alunos do 11º ano e do 12º ano.
Na base desta decisão está a resolução do conselho de ministros nº 33-C/2020, de 30 de abril, que aprovou um conjunto de medidas nas quais se inclui a reabertura das escolas para desenvolvimento de atividades de ensino presencial, particularmente dirigidas aos alunos do 11º e 12º anos de escolaridade, em disciplinas que têm oferta de exame final nacional.
Assim a Escola Básica e Secundária do Vale do �ncora abrirá as portas para a lecionação, ao 11º ano, das disciplinas de Filosofia, Inglês, Biologia e Geologia, Física e Química A, Geografia A e Matemática Aplicada às Ciências Sociais. Nesta mesma escola serão cumpridas atividades letivas presenciais dirigidas ao 12º ano, nas disciplinas de Português, Matemática A e História A.
Na Escola Sede do agrupamento, em Caminha, serão faculdades atividades letivas presenciais para o 11º ano, às disciplinas de Filosofia, Inglês, Espanhol, Biologia e Geologia, Física e Química A, Geometria Descritiva A, História e Cultura das Artes, Geografia A, Matemática Aplicada às Ciências Sociais e Economia A. Nesta mesma escola, mas dirigidas aos alunos do 12º ano, serão retomadas atividades letivas presenciais às disciplinas de Português, Matemática A, História A e Desenho A.
Esta medida não determina contudo o fim da oferta não presencial, em modelo de ensino à distância, ao qual se entregou o agrupamento, os seus professores e os seus alunos, desde a decisão de encerramento das atividades presenciais. Esta ação pronta do agrupamento, promovendo, ainda no segundo período letivo, o acompanhamento à distância, ditou mesmo a proximidade, no respeito pela distância física a que todos se obrigaram e obrigam, contribuindo para a necessária coesão de toda a comunidade educativa, medida em ações concretas junto de todos os parceiros, num envolvimento coletivo que serve a comunidade em geral. A Escola, através dos seus serviços educativos e sociais, na articulação com as autarquias locais, quer municipais, quer de freguesia, e outras forças de ação no território, tem correspondido às necessidades dos seus alunos e famílias, dando regular apoio educativo e de garantia de acompanhamento nos diferentes níveis de intervenção. Esta ação da Escola, sempre presente, atenta e promotora de crescimento intelectual e atuante na formação em cidadania, será seguramente reconhecida quando finalmente emergirmos desta situação que rompeu todos os muros sociais e económicos, obrigando a decisões políticas singulares, quebrando o quotidiano dos dias de toda a comunidade servida pelo agrupamento de escolas, tanto no Vale do �ncora como no Coura- Minho.
A 18 de maio é esperada nova etapa de ação da Escola, dos seus alunos, docentes e demais colaboradores. Uma etapa que aguça ainda mais a responsabilidade individual e coletiva. Uma etapa que responde às determinações superiores e para a qual o agrupamento tudo fez, e faz, para estar pronto para o cumprimento da sua missão. Ã? seguramente grande a expectativa e é procurando a melhor resposta na receção aos alunos que todos â?? órgãos da escola, docentes e colaboradores â?? se empenham, prevenindo e minimizando riscos, garantindo a disponibilidade de toda a proteção e equilíbrio na lecionação presencial.

Visualizações de conteúdos : 3305302