Home > PROSEPE "As Camarinhas"

Arraial Minhoto | Feira Quinhentista

altA 27 de maio arrancou oficialmente o XXIII Arraial Minhoto, uma organização do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais (AESP) de Caminha. Palavrinha

Este evento, que anualmente assinala as práticas letivas, culturais e desportivas, testemunhando a ação alargada e cooperativa com a comunidade educativa, assume-se, uma vez mais, uma referência no concelho de Caminha, abrindo portas ao convite que justifica a presença de visitantes. Com o apoio da Câmara Municipal de Caminha, a edição de 2015 será marcada pelo apelo à identidade, nos valores marcantes das referências locais, num contínuo histórico, cultural e artístico, projetando também as experiências coletivas de aprendizagem e os valores individuais.

altaltalt
Neste enquadramento, na passada quarta-feira decorreu a feira quinhentista, numa evocação às memórias de outros tempos, que perduram no imaginário de cada um e que preenchem o espaço da investigação, garantindo a compreensão do mundo atual pela história que nos trouxe até hoje. Nesta iniciativa recuaram no tempo os alunos mais novos do AESP, da EB1 e JI de Caminha, vivendo por algumas horas nas roupas e no quotidiano da época, no cenário da vila de Caminha. Numa estratégia conseguida pela articulação com as atividades letivas, sob a necessária orientação pedagógica, a feira quinhentista culminou o trabalho desenvolvido ao longo do ano, cuja expressão de maior relevo na comunidade havia já sido o desfile de Carnaval.