Home > Associações > Estudantes

Autoavaliação-Projeto

Projeto de Autoavaliação – 2015/2016

Avaliação dos resultados académicos

No presente ano letivo, a área prioritária a avaliar diz respeito aos Resultados Académicos, uma necessidade interna evidenciada nos vários órgãos da escola que apontaram a necessidade de conferir mais coerência à avaliação do sucesso académico.

Grupo de Focagem

Considerando que a autoavaliação da escola deve ter em conta todos os pontos de vista da comunidade educativa para compreender as perspetivas dos diferentes atores e encontrar pontos de consenso que facilitem a negociação necessária à definição de um sentido único e coletivo para as dinâmicas desenvolvidas na escola, constituiu-se o Grupo de Focagem, representativo da comunidade educativa. As questões de avaliação colocadas pelo Grupo de Focagem foram compiladas e agrupadas por categorias.

Metodologia

Partindo da área de avaliação definida, a equipa encontra-se na fase deconstrução do referencial que orientará o trabalho futuro. Conscientes de que a avaliação pretendida implica a comparação entre a realidade escolar e o ideal (o que se pretende alcançar), de modo a obtermos dados que permitam a melhoria da instituição, a seleção dos referentes constitui uma fase crucial do projeto – referentes externos, da administração central e da investigação; referentes internos – Regulamento Interno, Plano Anual de Atividades e as questões de avaliação solicitadas ao Grupo de Focagem (que assumiram maior pertinência, uma vez que o Projeto Educativo está a ser construído). Com efeito, os referentes constituem o fundamento do referencial, porque indicam o percurso a trilhar e legitimam o trabalho a empreender, na medida em que este não é fruto de uma qualquer arbitrariedade, mas antes reflete o respeito pelas orientações legislativas que regem o quotidiano das escolas, pela investigação produzida e pelos documentos internos que enquadram a vida da comunidade em questão.Neste sentido, são os referentes que dão origem às questões de investigação que mais não são do que temas gerais que procuram transpor para o trabalho a realizar o que se pretende saber acerca do meio escolar em que nos inserimos.

Duração do Projeto

Este projeto de autoavaliação dos Resultados Académicos tem a duração de um ano letivo.